sexta-feira, 27 de maio de 2011

O que é?

Muitas pessoas estão nos perguntando o que o Caio tem, para que possam entender melhor, a doença que ele realmente tem só foi descoberta agora em São Paulo, (no depoimento da Kathê ela relatou o que foi diagnosticado aqui em Rio Branco/AC)  nós só temos conhecimento do que os médicos falam, desde quando o Caio chegou em SP eles já reavaliaram e refizeram o diagnostico algumas vezes, quando a cópia do prontuário estiver com a gente será possível falar com certeza, mas o último diagnótico foi Refluxo vésico-uteral.

Nome científico: Refluxo vésico-ureteral
Nome popular: Refluxo urinário
Definição: O refluxo vésico-ureteral é o retorno de urina da bexiga para o rim, devido a uma incompetência do sistema valvular da junção uretero-vesical. Isto acontece devido a dois mecanismos:
Primário
É uma anomalia isolada e congênita do sistema anti-refluxo.
        Secundário
        É uma anomalia adquirida que afeta o sistema anti-refluxo, podendo ser uma lesão local ou um defeito de funcionamento vésico-esfincteriano (hiper-pressão vesical, de- feito de esvaziamento vesical,...)
Consequências: Elas são múltiplas
Infecção: Como em todas as uropatias, o refluxo não é ocasionado pela infecção, mas pela estase ureterovesical. O risco é exatamente por levar a infecção até o parênquima renal.


Cicatrizes no parênquima renal: São lesões muito graves, sendo denominada nefropatia do refluxo. Podem ser detectadas de duas formas:


  Cicatrizes córtico-papilares: São focais, lesando a região drenada por um ou mais cálices, com isto determinando uma cicatriz focal e alterando o contorno renal.
  Contração renal: É uma lesão global do rim com contração homogênea, levando a uma diminuição do parênquima como um todo. É mais rara.


Quem quiser saber mais: http://www.urologia.com.br/htm/refluxo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário